
Manual de coleta
URINÁLISE
As amostras de urina podem ser obtidas por cateterização, cistocentese ou micção natural.
Preferencialmente, ao menos 10 mL de urina devem ser coletados e enviados na própria seringa de coleta.
O ideal é que a análise laboratorial seja realizada logo após a coleta. Caso não seja possível, a amostra pode ser refrigerada em 2 a 8⁰C por até 4 horas.
*Embora a refrigeração seja rotineiramente usada para evitar a proliferação bacteriana nas amostras de urina, ela também pode causar aumento na gravidade específica e precipitação de cristais amorfos.
HEMATOLOGIA
Após a coleta de sangue venoso, desacople a agulha da seringa, retire a tampa do tubo de coleta e deposite o sangue no tubo através de suas paredes internas, não muito rápido, para que as células sanguíneas não sejam rompidas durante o processo (hemólise), gerando uma amostra de melhor qualidade para avaliação.
Feche o tubo e homogeinize levemente por alguns segundos.
As amostras de sangue obtidas por punção venosa para análise hematológica, não podem coagular. Por isso, o sangue deve ser imediatamente depositado no tubo de tampa roxa que contém anticoagulante (EDTA).
O tubo de coleta deve ser preenchido até a marcação existente em cada tubo, garantindo a correta relação do anticoagulante com o sangue. O excesso de anticoagulante pode criar um efeito diluidor e reduzir os valores de eritrócitos, leucócitos e hematócrito, tornando o resultado duvidoso.
A amostra deve ser transportada para o laboratório para análise imediata. Quando ocorrer atraso no teste, o sangue total coletado no EDTA para contagem celular, hematócrito e cálculo dos índices, pode permanecer em temperatura ambiente por até 8 horas. Ou podem ser refrigeradas a 4⁰C por até 24 horas com mínimas alterações nesses valores, porém, podem produzir alterações leucocitárias e artefatos morfológicos nas lâminas de esfregaço se o sangue for deixado em temperatura ambiente por mais de 3 horas.
Quando a punção venosa é dificultosa, precisando de muita contenção e garrote prolongado pode haver a formação de agregação plaquetária e hemólise, alterando os resultados reais do exame. Recomenda-se nova coleta, após um período de repouso.
BIOQUÍMICA
Os tubos de tampa vermelha, são destinados à obtenção de amostra de soro e não contém anticoagulante. Esse tubo é utilizado para às análises bioquímicas comuns.
O sangue deve ser depositado no tubo logo após a coleta de sangue venoso e enviado imediatamente ao laboratório. Caso haja necessidade de armazenamento, pode ser refrigerado por até 24 horas.
PARASITOLOGIA
Fezes devem ser enviadas dentro dos recipientes coletores disponibilizados, bem fechados e identificados.
Lâminas com raspados de pele devem ser enviadas preferencialmente em porta-lâminas.
Pêlos para cultura de fungos dermatófitos: coletar os pêlos da borda da lesão com a raiz e enviar dentro do frasco coletor.